Como melhorar o sexo na menopausa

Como melhorar o sexo na menopausa

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação. Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce.

Para muitas mulheres, a chegada da menopausa provoca irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos frequentes. Outros sinais e sintomas característicos como ondas de calor (fogachos), alterações do sono, da libido e do humor, bem como atrofia (enfraquecimento ou definhamento) dos órgãos genitais, aparecem em seguida.

A terapia de reposição hormonal é um tratamento que consiste na utilização dos hormônios que param de ser produzidos pelos ovários: o estrogênio e
a progesterona. O estrogênio é o hormônio responsável pela melhora dos sintomas, mas pacientes que têm útero devem utilizar também a progesterona para prevenção do câncer de endométrio. Pacientes que realizaram histerectomia (retirada do útero) podem realizar a reposição hormonal somente com estrogênios.

A reposição hormonal tem a vantagem de aliviar os sintomas físicos (fogachos), psíquicos (depressão, irritabilidade) e os relacionados com os órgãos genitais (secura vaginal e incontinência urinária, que podem provocar insatisfações na vida íntima) no climatério.

No entanto, existem contraindicações que devem ser avaliadas com cuidado pelo médico e pela mulher, não sendo indicada a automedicação, pois pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, trombose, câncer de mama e de endométrio, distúrbios hepáticos e sangramento vaginal de origem desconhecida.

Alimentação saudável, atividade física regular, não fumar, evitar o consumo de álcool e cuidados com a saúde bucal são algumas medidas simples, que incorporadas aos hábitos diários de vida, podem ser úteis para minimizar os sintomas negativos do climatério.

Já na hora do sexo, é importante conversar com o seu Intimex para procurarem juntos como melhorar a vida íntima. Vocês podem usar bastante lubrificante, géis com sensações diferentes, além de brinquedos íntimos, para estimular o clitóris durante a penetração, por exemplo.

Já no seu momento sozinha, você pode usar outros toys para conhecer seu corpo nesse novo momento, entendendo o que te traz prazer e o que não te agrada tanto.

Confira AQUI todos os nossos lubrificantes e géis.

E confira nossos vibradores para estímulo do clitóris durante a penetração clicando AQUI!

Além disso, você também pode deixar a vergonha e o medo de lado e consultar sua ginecologista, para conversar sobre quais alternativas são indicadas para você melhorar sua vida íntima nesse período. Então, busque ajuda profissional hoje mesmo e continue tendo uma vida íntima saudável.

Curtiu e quer ler mais? Assine nossa newsletter e siga nossas redes sociais!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados